O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação que acomete a gengiva e é percebida por causar sintomas como inchaço, vermelhidão e sangramentos no local, além de mau hálito. A gengivite é causada pela presença de placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes, gengiva e todas as superfícies da mucosa bucal (bochecha, língua, céu da boca). Se a placa não for removida diariamente, as bactérias produzirão toxinas que causam todo o processo inflamatório.
O problema, quando está em seu estágio inicial, pode regredir apenas com a correta escovação dos dentes e uso do fio dental três vezes ao dia. No entanto, nos casos em que o paciente já estiver com tártaro (placa bacteriana calcificada) nos dentes, não é mais possível removê-lo apenas com a escovação, sendo necessária a visita a um dentista que possa realizar a raspagem do tártaro.
A progressão da gengivite pode atingir o osso alveolar e levar a problemas mais graves como a periodontite, que resulta em perda óssea, retração gengival, amolecimento dos dentes e, se não tratada a tempo, poderá causar perda dentária.
Alguns fatores externos e/ou sistêmicos podem exacerbar o quadro inflamatório, sendo eles o stress, diabetes e variações hormonais. Se ao usar o fio dental o paciente notar um sangramento, o uso do fio NÃO deve ser interrompido, pois a falta de limpeza resultará em aumento da quantidade de placa bacteriana e agravamento do processo inflamatório. O ideal é que ao notar qualquer sinal de gengivite, o paciente procure o seu dentista.