O nascimento dos primeiros dentes de um bebê


Ter um bebê em casa é enfrentar uma novidade a cada dia e isso é maravilhoso! Uma das surpresas é quando os primeiros dentes do bebê começam a nascer, gerando muita alegria aos familiares e um pouco de preocupação também.

É normal que as crianças nessa fase, que geralmente ocorre dos 6 aos 15 meses de idade, tenham alguns sintomas relacionados ao surgimento dos dentes. Os sintomas mais comuns são: inflamação na área da gengiva onde o dente está nascendo, vermelhidão, coceira, excesso de saliva, irritabilidade e aumento do costume de morder objetos, o que pode causar até problemas gastrointestinais, por conta das bactérias presentes nesses objetos.

Algumas crianças nessa fase também podem apresentar a temperatura corporal um pouco mais elevada, mas esse sintoma deve ser avaliado por um médico, que possa dizer se é decorrente do nascimento dos dentes ou alguma alteração em sua saúde.

Para minimizar os efeitos inconvenientes do nascimento dos dentes de leite, veja algumas dicas:

• Ofereça alimentos e bebidas frios, que proporcionam um alívio momentâneo da coceira e dor na gengiva;
• Os mordedores são ótimas ferramentas para que a criança massageie o local do nascimento dos dentes e se forem oferecidos geladinhos, é melhor ainda;
• Com o dedo bem limpo, massageie a gengiva do bebê;
• Tenha paciência, compreensão e dê muito carinho ao pequeno.