Toxina Botulínica aliada à Odontologia


A toxina botulínica possui muitos usos, sendo um deles a possibilidade de aplicação nos tratamentos odontológicos.

A toxina botulínica age impedindo que as células musculares se contraiam, resultando na“paralização” do local por um tempo pré-determinado, o que pode aliviar diversos problemas.

A substância pode ser utilizada como tratamentos nos casos de dores decorrentes de disfunção na articulação têmporo-mandibular, apertamento dental, bruxismo (ranger de dentes), dores de cabeça de origem dentária (parafunção), assimetria da face devido à hipertrofia de algum músculo da mastigação (normalmente o masseter), assimetria de sorriso (decorrente ou não de paralisia facial) e sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva).

Normalmente os efeitos da toxina botulínica duram cerca de 6 meses, sendo necessária a reaplicação para manter o problema controlado ou, em alguns casos, a interrupção do tratamento devido ao insucesso do mesmo.

Gestantes, mulheres em fase de amamentação, pacientes com alergias aos componentes da fórmula e pessoas que tenham algum tipo de transtorno da atividade muscular não devem fazer uso do tratamento.