Você tem sorriso gengival? Veja o que é, e seus tratamentos


O sorriso é o que dá brilho ao rosto. É fundamental na hora de demonstrar afeto, sentimentos e concordar com alguém. O excesso gengival pode atrapalhar a harmonia do sorriso.

Essa característica não traz comprometimento de função. No entanto, pode trazer comprometimento estético, resultando em baixa autoestima.

Muitas podem ser as causas como, por exemplo, mobilidade excessiva do lábio superior, excesso vertical do maxilar e erupção passiva (quando o tecido gengival continua crescendo, mesmo depois do dente terminar sua erupção). A Cirurgia Plástica Periodontal mostra diversas técnicas cirúrgicas que diminuem, mascaram, ou até eliminam o excesso de gengiva. Outros casos só podem ser totalmente solucionados com cirurgias mais invasivas, feitas em hospitais, pelo cirurgião bucomaxilofacial.

O excesso gengival pode ainda ser resultado de inflamação induzida por placa bacteriana. Em certos casos, principalmente em fases em que se tem grande quantidade de hormônios circulando (adolescência, gravidez), a placa bacteriana pode gerar um crescimento da gengiva, que só será reduzido com cirurgia.