Alimentos que escurecem os dentes

Um sorriso branco é muito bonito, mas apenas uma boa higiene não garante que eles permaneçam sempre branquinhos, pois existem outros fatores que contribuem com a sua pigmentação como a genética, o fumo e o consumo de alimentos e bebidas cromógenos, que são capazes de alterar a cor dos dentes.
Veja alguns alimentos e bebidas que podem escurecer os dentes:
• Refrigerantes de cola
• Frutas como morango, amora, manga, açaí
• Balas e chicletes com corantes
• Beterraba
• Café e chá
• Vinho tinto
• Molho de tomate, ketchup e molho shoyu
O ideal é fazer a higiene bucal corretamente cerca de 20 minutos após o consumo desses alimentos, para que a pigmentação não penetre nos poros dos dentes. Outra dica importante é beber os líquidos cromógenos com canudo, assim evita que eles entrem em contato direto com os dentes, provocando seu escurecimento.
Caso você perceba o aparecimento de manchas ou escurecimento/amarelamento de seus dentes, procure um dentista que possa avaliar o seu caso e planejar o tratamento mais indicado, que pode ser desde uma profilaxia e polimento dos dentes, clareamento dental, facetas de resina, lente de contato ou facetas laminadas de porcelana.
O que fazer para não pigmentar as restaurações?

A pigmentação superficial das resinas utilizadas para confecção das restaurações é decorrente da penetração de corantes que ingerimos na sua superfície. Esses corantes estão presente em alimentos, nas bebidas e na fumaça do cigarro. Restaurações ou procedimentos protéticos realizados com porcelana não sofrem esse problema.
Os alimentos (Beterraba, blueberries, amora, molho de Soja, molho inglês, vinagre balsâmico, açaí, catchup, chocolates) e bebidas (Café, chás, vinho tinto, refrigerantes) que provocam pigmentação devem ser ingeridos com moderação e logo após a sua ingestão é importante fazer pelo menos um bochecho com água, para eliminar parte dos pigmentos, caso a higienização adequada não seja possível. É também necessário lembrar que após a ingestão de alimentos ácidos (vinhos, por exemplo), devemos aguardar pelo menos meia hora para realizar a escovação dos dentes, pois a escova funcionará como um meio abrasivo.
Além disso, a escovação e o uso dos meios auxiliares de limpeza devem ser feitos de forma correta. A visita frequente ao dentista também é muito importante, pois a limpeza profissional elimina grande parte dos pigmentos superficiais.